
Introdução
O projeto de TCC partiu da reflexão sobre como o verbo “marcar” se conecta com as pessoas em suas experiências cotidianas, deixando registros emocionais e simbólicos que vão além do consumo.
Uma reflexão de que marcas não são apenas identidades gráficas, mas registros que nos acompanham e moldam nossas experiências.
Desafio
O desafio foi traduzir esse conceito em um projeto gráfico impresso, uma revista conceito, com identidade visual e narrativa que comunicasse afeto, memória, pertencimento, traumas, e todos os sentidos sensoriais, explorando a relação entre o “marcar” e as pessoas. Transformar em projeto editorial a metáfora das marcas que carregamos — físicas, emocionais, sensoriais e sociais. Revista conceito semestral, sempre organizada em torno de um tema central verbal.


Estratégia
A estratégia foi desenvolver uma identidade editorial que valorizasse a experiência sensorial como parte do design. O conteúdo e a forma gráfica precisavam dialogar, explorando texturas, tipografias expressivas, paletas cromáticas e narrativas visuais que evocassem memória, afeto e pertencimento.
A revista assumiu um caráter experimental, combinando teoria, ensaio visual e narrativa para traduzir os diferentes impactos do tema.
Solução
• Criação de naming e identidade visual para PS – Marcas da Vida.
• Produção de materiais editoriais que refletiam o conceito de design como linguagem emocional, integrando teoria e prática.
• Projeto gráfico explorando camadas sensoriais: contraste de papéis, variações tipográficas e uso expressivo da cor.
• Desenvolvimento de matérias e ensaios visuais que tratavam as marcas em diferentes dimensões — física, emocional, sensorial e social.
•Apresentação do projeto em formato de revista-conceito, com abordagem autoral e experimental.
Definição de um modelo semestral, sempre guiado por uma ideia central como fio condutor dos conteúdos.


Resultado
Um projeto editorial que se destacou pela integração entre conteúdo e forma, fazendo do design não apenas suporte, mas experiência.
Material que uniu rigor acadêmico e expressão artística.
