
Introdução
A FCamara iniciou um processo de rebranding com o objetivo de evoluir sua cultura visual e posicionamento estratégico.
Desafio
A marca precisava ficar ainda mais relevante, moderna e preparada para o futuro, ao mesmo tempo em que mantinha sua essência reconhecida por clientes e colaboradores.


Estratégia
A nova identidade visual foi pensada para reforçar a FCamara como um ecossistema de tecnologia e inovação, que une visão estratégica e execução inteligente. A manutenção da cor laranja — com um tom levemente ajustado — preservou a tradição e o reconhecimento da marca, enquanto os ativos visuais históricos foram reinterpretados para um uso mais contemporâneo
Solução
Introdução de um monograma que combina a gota — símbolo antigo da marca — com a letra “F”, criando um elemento visual proprietário, moderno.
O logotipo traz uma estética mais humanizada, sofisticada, transmitindo credibilidade.
Toda a arquitetura de marca foi pensada para fortalecer o ecossistema de tecnologia e inovação.
Lançamento de um site global multi-idioma, mais moderno e completo, que refletiu a nova estrutura do ecossistema e suas ofertas de serviços.


Resultado
Reforço do posicionamento da FCamara como um ecossistema de inovação que equilibra estratégia e execução — mais moderna, sofisticada e alinhada com seus stakeholders.
Criação de uma linguagem visual proprietária e coerente que conecta todas as empresas do grupo sob um mesmo guarda-chuva de valor.
Comunicação mais humanizada e atual, que reflete a evolução institucional e prepara a FCamara para novos horizontes — incluindo expansão e internacionalização
